© 2019 FASHION STUDIO, PORTUGAL

Makeup Vs No Makeup

08/11/2017

Fui passar um dia, a trabalhar, dentro de uma Universidade Dentária, a maquilhar médicos dentistas, professores, alunos e pacientes.

Praticamente ninguém sabia que naquele dia iriam ser maquilhados e fotografados!

Para diferentes fins, os médicos e professores para o site da Universidade, os alunos e pacientes para fins de processos dentários em estudo. Não é isto que é importante, mas apercebi-me e por lá estar tantas horas consegui observar a forma de trabalhar, o dia-a-dia de médicos/professores, de alunos e dos pacientes que mudavam de hora a hora. Como vos disse, apenas 5% sabia que iria ser um dia um bocadinho diferente do normal.

Uns maquilham-se todos os dias, outros colocam um creme por descargo de consciência, outros um ”correctorzinho” de olheiras, outros um gloss e… fiquemos por aqui!

 

Fez-me reflectir o porquê das diferenças de rotina diárias, na maior parte matinais.

Levou-me a escrever mesmo ali, quando tinha alguns momentos mortos, umas quantas perguntas que senti necessidade de saber. No dia seguinte, passei-as no computador e decidi partilhar essas perguntas de pessoa em pessoa.

Houve muita partilha e muitas pessoas pediram me para saber o resultado final.

 

Todas essas perguntas, que passo a mostrá-las abaixo, estão ligadas com “maquilhar ou não maquilhar” e o porquê.

 

A minha maior curiosidade é poder ligar todo este assunto à nossa [que também me incluo] valorização pessoal e auto-estima.

Até que ponto a maquilhagem altera drasticamente o nosso bem-estar na sociedade? É a pergunta conclusiva que me coloco e que coloquei a 315 pessoas.

 

- Usas maquilhagem todos os dias?

57,5 % Sim

42,5 % Não

 

- O que muda em Ti, não fisicamente, quando te maquilhas?

Respostas com mais frequência: Auto-estima, Confiança e Beleza

 

- Gostas de tirar fotografias mesmo sem estar maquilhada?

68,6 % Sim

31,4 % Não

 

- Dá-te mais força para enfrentar o dia quando te maquilhas?

54,7 % Sim

13,2 % Não

32,1 % Talvez

 

- Sentes-te mais perto da perfeição, se maquilhada?

40,6 % Sim

14,2 % Sem Dúvida

27,4 % Não

17,9 % Talvez

 

- Quando compras maquilhagem tens noção do efeito que tem na pele?

77,4 % Sim

22,6 % Não

 

- Sentes que te dão mais atenção quando estás maquilhada?

49,5 % Sim

43,5 % Não

7 % Respostas variadas mas explicativas

 

 - Segues algum padrão de mulher?

16 % Sim

73,6 % Não

10,4 % Talvez

 

 

Antes de vos dizer o que sinto com as respostas a estas perguntas, respondo-vos eu com sinceridade a cada uma delas.

 

Não uso maquilhagem todos os dias, nem mesmo em todos os trabalhos, apesar de ser maquilhadora.  Auto-estima, valorização pessoal, é o que muda em mim se me maquilhar. Tiro fotografias sem estar maquilhada, desde que esteja com um enorme sorriso, disfarça tudo!

Digamos que estando com mais auto-estima, acabo por ter outra força ou outra garra para dizer: "Bora lá, é mais um dia".

Não, de todo, não me sinto mais perto da perfeição, ligo demasiado ao meu interior e o que o meu Eu interno diz à sociedade. Apercebi-me que isso quase sempre é TUDO.

Talvez por estar dentro da área, ou por já ter passado por um acidente grave ligado à minha imagem, à minha pele, tenho noção plena do que compro. Não sinto que me dão mais atenção, sinto que me sentem diferente e isso é tema de conversa comigo, óbvio que não é negativo.

Tal como referi mais acima, e não me sentindo mais perfeita com a ajuda da maquilhagem, acabo por não ter um padrão de mulher para a mulher que sou. Sigo inspirações mas pela área em que estou inserida.

 

Bem, na minha opinião, não enquanto profissional de maquilhagem mas enquanto ser humano, enquanto Sara, deixa-me preocupada que haja uma diferença mínima entre as mulheres que sentem e as que não sentem obrigação de andar todos os dias maquilhadas.

 

Era importante todas conseguirmos olhar ao espelho, como que um exercício de valorização, e conseguirmos dizer o que temos de tão especial no nosso rosto.

 

É verdade, todas somos assim. Há coisas que gostamos outras que não. Mas, enquanto profissional, sinto-me de coração cheio quando maquilho e com todas as técnicas, com todos os passos, apenas intensifico o que de mais bonito têm, fazendo com que o que de menos bonito apenas não seja um foco quando olhamos. Está lá! Simplesmente a perspectiva é que é outra.

 

É completamente compreensível que nos sintamos com mais força, sendo que a força vem de dentro. O nosso Eu exterior, aquilo que vemos quando olhamos ao espelho afecta-nos em grande percentagem no dia-a-dia. 

 

Cada dia percebo mais que a maquilhagem é uma prioridade para a maior parte das mulheres, é um símbolo de perfeição, de confiança, de sedução, atracão… Enfim.

Somos lindas sem Maquilhagem! Mesmo.

 

Somos todas diferentes, todas com magia e cada uma tem uma história para contar com a fisionomia do rosto.

 

Maquilhem-se com uma visão de intensificar a vossa beleza e não de esconder ou alterar o que vocês são.

<3 é essa a magia da maquilhagem!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

em destaque

A Moda contra a violência doméstica

12/02/2019

1/3
Please reload

Recent Posts
Please reload

procura de Tags