© 2019 FASHION STUDIO, PORTUGAL

Entrevista

02/01/2019

Entrevista na íntegra de Sandrina Francisco para o Jornal Montijo Hoje.

Por Ana Ribeiro

 

 

 

Sandrina Francisco, residente em Montijo, é proprietária da Fashion Studio. 

Empresária de sucesso, apresentadora de televisão e ex-modelo. No mundo da moda move-se como peixe na água, mas desiluda-se quem pensa que é apenas uma cara bonita, de sorriso cativante que se veste de forma elegante. Também o é, mas não só. Sandrina é uma Mulher de M grande, a quem lhe assenta bem todos os elogios. Empreendedora, aposta na formação, astuta, estima quem consigo trabalha, preza a amizade e não suporta a deslealdade. Para alcançar os seus sonhos vive sob dois lemas: aproveitar cada dia e não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem consigo.

 

Filha de emigrantes, nasceu há 42 anos, em França. Em criança não sonhava com roupas ou passerelles e até era meio maria-rapaz “Jogava à bola na escola, muito curiosa e o que gostava mais era de ler, devorava livros”, confessa. Em casa, conta, falava-se português com sotaque das beiras: “Os meus pais falavam em português, eu e o meu irmão (mais novo) respondíamos em francês, percebíamos bem, mas falávamos pouco, só vínhamos a Portugal nas férias, para Leiria, terra dos meus pais”.

 

Aos 16 anos, em 1991, a sua vida sofre uma reviravolta “Um dia os meus pais chegaram a casa e disseram-nos que, em agosto, vínhamos para Leiria e não regressávamos. Sempre achei que era uma brincadeira”. O impensável, aconteceu. “Sofri um choque enorme. Toda a minha vida era em França onde tinha a minha casa, os meus amigos e a minha escola. Vir para cá significava quebrar tudo isso e começar de novo, num país onde nem dominava a língua. Só acreditei quando vi as malas todas no carro. Quando chegámos o meu pai queimou as malas. Tive a certeza que não voltava”.

 

Frequenta o ensino secundário em Leiria e, pese embora, o gosto pela arquitetura, acaba por seguir letras, licenciando-se, posteriormente, em Relações Internacionais, no Instituto de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa. É aqui que tem o primeiro contato com uma agência de modelos, explica “Ganhei o concurso Miss Caloira, aos 18 anos, e entrei no mundo da moda por brincadeira.” Finalizado o curso, volta a Leiria e a moda começa a ocupar grande parte da sua vida “Fiz muitos desfiles, produções fotográficas até que em 2001, com um grupo de amigos, criámos a Fashion Studio Agency.A empresária tirou ainda uma pós-graduação em Consultoria de imagem, outra em Coolhunting, Pesquisa de tendências, entre outros estudos, que lhe conferem um currículo académico longo e sempre em aberto “Tempos a tempos tiro mais uma formação, porque podemos aprender sempre mais”. 

 

O dia-a-dia de Sandrina Francisco é ocupada com inúmeras tarefas, mas garante não estar sozinha. “Tenho uma equipa por trás de mim que torna tudo possível. A agência tem à volta de 120 agenciados. Formamos maquilhadores e styllists. Temos uma equipa de maquilhadores a trabalhar como os canais SporTV, BolaTv e Milleniumm Tv. Realizamos produção de styling para videoclips, revistas, ajudamos empresas, marcas e temos, ainda, a produtora de televisão, a cargo do meu marido, que, entre outros afazeres, tem a produção dos programas da Maria João Seixas, na RTP2”.

 

“Um dia nunca é igual ao outro Eu adoro o que faço. Para mim trabalho não é obrigatoriedade” garante Sandrina Francisco, cujos olhos exprimem orgulho quando fala do que faz e de quem a acompanha “Tenho a sorte de trabalhar com amigos que me acompanham há décadas e vestem a camisola tanto como eu. Somos todos freelancers e criativos, não temos horários fixos, trabalhamos por objetivos. Para além disso, cada um desenvolve o seu próprio projeto individual fora da empresa. Para mim isso é excelente, significa que trabalhamos com prazer e isso faz toda a diferença”.

 

Paralelamente à empresa, Sandrina Francisco foi desenvolvendo outros projetos, nomeadamente, em televisão. Fez parte da equipa do programa Vibrações, apresentado na SIC, que organizava concursos de misses pelo país. Mais tarde apresenta, a sós, na RTP Internacional, o programa Casa Portuguesa “Era um talk show, visitávamos as terras e tínhamos convidados onde abordávamos inúmeras temáticas. Foi também aqui que conheci o meu marido, que era, na altura, cameraman, estamos juntos há 14 anos”.

Em 2014 apresentou à RTP o programa Moda Portugal que ficou 6 temporadas no ar na RTP Internacional. Foi o programa da sua vida, onde deu a conhecer muitos dos nomes dos designers que estão agora na ribalta. 

 

Trocar Leiria por Lisboa foi mais um “Começar de novo” na vida de Sandrina, uma vez que estar perto da capital servia os interesses do recente casal “Não conhecia ninguém em Lisboa. Mais uma vez tive que me habituar. Procurei casa perto de Lisboa porque não queria estar no meio da confusão da capital. Apaixonei-me pela margem Sul”.

 

À terra ribeirinha que a acolheu, Montijo, não poupa elogios “Vivo por opção, por gosto. É calmo. Ainda tem aquele toque de aldeia em que conhecemos os vizinhos. No nosso prédio, todos nos damos muito bem. Quando passo a ponte o trabalho fica lá atrás, aqui, temos qualidade de vida, sossego, para mim, Montijo, é um pequeno paraíso”.

 

As luzes da ribalta não lhe retiraram a modéstia e simpatia. Não corre atrás de marcas, gosta de peças clássicas e intemporais. No seu tempo livre gosta de viajar, cozinhar, receber amigos e ir ao cinema. Quer tornar a Fashion Studio, uma referência em formaçãoe para o futuro gostava de uma reéntre no pequeno ecrã. Sandrina não se preocupa em envelhecer. Para se estar bem, garante, é preciso pouco: “Saúde, sonhos e viver apaixonada”. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

em destaque

A Moda contra a violência doméstica

12/02/2019

1/3
Please reload

Recent Posts
Please reload

procura de Tags