© 2019 FASHION STUDIO, PORTUGAL

Toca a arrumar!

 

Fui recentemente à Sporting Tv falar de resoluções de ano novo e uma delas passa por ser mais organizada. Tenho a mania das arrumações.

Pelo menos duas vezes por ano (geralmente no início do ano e na primavera), faço uma revolução em casa e só acalmo depois de deitar fora o que já não me serve e de colocar tudo no seu lugar. Nessas alturas limpo, arrumo, e acima de tudo faço o desapego do que já não presta para mim. Fica a casa de pernas para o ar!

 

Acredito muito em energias. Viver num ambiente limpo e arrumado traz-nos paz e uma energia positiva. Ter a casa arrumada é visualmente agradável e permite ao nosso cérebro focar-se no que realmente importa. 

Cada autor tem a sua forma de o fazer. Eu tenho a minha! 

Marie Condo por exemplo diz-nos que devemos fazer a casa toda de uma só vez. Eu não consigo! A minha meta é 1 divisão ou 2 por dia. 

Vou partilhar convosco a forma como o faço. E este início de ano é a altura perfeita para por mãos à obra e começar o ano com a casa a brilhar!

 

Coloque uma música que goste, acenda uma vela de bom cheiro, vista uma roupa confortável, abra janelas se estiver sol e divirta-se a colocar ordem na sua vida. No final, beba um chá, tome um banho relaxante e prepare uma refeição leve. 

Está dado o primeiro passo para ser mais feliz. Literalmente. 

 

1- CASA DE BANHO

 

Nós, mulheres, acumulamos muita tralha na casa de banho. Experimentamos produtos que nem sempre nos agradam a 100%, e lá ficam eles na bancada do lavatório ou junto à banheira para a eternidade. Ganham pó e humidade.

A primeira recomendação que faço é esvaziar tudo e colocar os produtos todos numa caixa fora da casa de banho.  Limpe a fundo armários, louças sanitárias, chão e paredes. Troque toalhas, lave tapetes e coloque um foco de cheiro agradável (ou até uma vela!). 

Pegue depois na caixa dos produtos e começa a arrumar no seu devido local. Primeiro coloque os produtos que usa diariamente, depois os que ainda estão fechados. Deite fora todos os que estão estragados, que tenham cheiro estranho ou que tenha aberto há mais de 6 meses e nunca mais tenha usado. 

Cada objecto tem um lugar, de preferência uma gaveta ou prateleira num armário fechado. Minimize os produtos em cima das bancadas. 

Cuidado com amostras que nunca usamos! É lixo!

Guarde apenas aqueles produtos que lhe dão prazer e que cumpre as suas exigências. não guarde perfumes que não gosta, nem cremes que não são eficientes para si. Pode sempre dar!

A casa de banho tem de ficar fresca e com espaço, sem ruído visual e sem produtos por todo o lado.

 

2- COZINHA

Aqui a lógica é a mesma.

Esvaziar e voltar a arrumar! Verifique validade, cheiros e aspecto dos produtos que tem na dispensa e enfiados nos armários. Limpe tudo com calma, e so depois é que, um a um, os volta a colocar no seu lugar! O que está estragado vai diretamente para o caixote do lixo. Nem imagina os alimentos fora de validade que estão ao fundo das suas prateleiras!

Minimize também os objectos em cima da bancada. Precisamos de espaço de trabalho. 

Compre uma planta (aloé vera por exemplo que purifica o ar) e torne tudo mais bonito e simples! 


Coloque os objectos que usa menos em sítios mais difíceis de alcance. Compre estantes amovíveis, ou divisórias, para colocar dentro das estantes e reserve um espaço só para produtos de limpeza.

Não precisa de ter uma despensa gigante com produtos que acabam por se estragar. Seja racional quando vai às compras.

Pode também comprar caixas herméticas (visualmente quando são todas iguais ficam mais bonitas) para substituir as embalagens dos alimentos.

 

 

Electrodomésticos estragados, louça danificada, copos lascados são para colocar no lixo. Sem pensar duas vezes! 

 

 

3 - QUARTO E ROUPEIRO

Ui! Aqui as coisas complicam-se! 

Mude lençóis da cama, aspire por debaixo da mesma, lave cortinados e aspire bem os tapetes. 

Verifique molduras (deite fora as danificadas), retire os livros que já leu (o seu lugar é na biblioteca ou na estante dos livros), deite fora as revistas velhas, deite o conteúdo das gavetas no chão e deite para o lixo tudo o que não tem utilidade. 

 

 

O roupeiro, por sua vez,  é o pai de todos os vícios. 

Temos de retirar a roupa TODA do roupeiro, sapatos incluídos, e começar a arrumar tudo por itens, cores e utilidade. 

Colocamos calças, saias e partes de baixo na parte de baixo do roupeiro, casacos e partes de cima da parte de cima, de preferência tudo pendurado. 

Os sapatos deverão estar num local próprio e não misturados com o vestuário.

O que vai fora? Tudo o que está estragado, debotado, apertado ou demasiado largo, ou que não usamos há muito tempo. Temos de largar o velho para deixar entrar o novo! 

Aproveite para colocar roupa na lavandaria e sapatos no sapateiro, 

As bolsas ou malas guardam-se umas dentro das outras para ocuparem menos espaço. Evite fazer pilhas de roupa. Mais facilmente as peças são guardadas na horizontal em gavetões. 

Num próximo post falarei de como arrumar de forma eficaz o roupeiro e criar cápsulas de guarda roupa. 

 

4 - SALA 

Papel a mais: papeis, revistas e jornais antigos são para deitar fora. Guarde apenas objectos à vista que lhe dão prazer e que sejam agradáveis para si. Coloque apenas fotografia nas molduras de momentos positivos. 

Deite fora canetas que não escrevem, caixas velhas, tralha inútil.

 

No final de tudo sentirá uma sensação de leveza incrível e vontade de manter a arrumação! 

 

Espero ter-lhe passado essa vontade de começar. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

em destaque

A Moda contra a violência doméstica

12/02/2019

1/3
Please reload

Recent Posts
Please reload

procura de Tags