top of page
  • Rita Capelo

A Tecnologia está na moda: Parte I


A tecnologia não só está na Moda, como é ela que está a ditar o futuro.

Desde as máquinas que imprimem roupa pronta a usar, aos tecidos desenvolvidos a partir de fungos, aos ténis que se apertam sozinhos ou os casacos que comandam os telemóveis, o futuro da moda é cada vez mais tão técnico como estético.

"Onde está a nossa roupa inteligente? Onde?", questionava o director da Fashion Innovation Agency do College of Fashion de Londres, Matthew Drinkwater, em 2016.

Num mundo em que tudo ao nosso redor é inteligente, dos electrodomésticos aos carros, esta questão era inevitável.

Quem nunca sonhou com um sapatos que se atassem sozinhos?

Pois eles já existem, ainda que só para alguns, depois de um protótipo em edição especial, a Nike criou os Nike HyperAdapt 1.0, um modelo com tiras elásticas ligadas a uma bateria que respondem a sensores para apertar ou alargar, pela módica quantia de 720 dólares o par (se bem que muito menos que os 200 mil dólares que custavam os primeiros modelos).

Mas não é apenas em relação às peças que a tecnologia tem dados provas do seu potencial, mas até a um nível mais profundo, o das fibras, e ainda na maior tendência tecnológica, a "wearable technology" - tecnologia que se veste.

No entanto, esta enfrenta algumas resistências, muito por culpa das ditas ameaças à estética, associadas a fatos com LED's ou exagerados acessórios, que muito idealizamos pelo que vemos em filmes Sci-Fi, por exemplo.

Mas já há algumas novidades tecnológicas que a moda não está a conseguir ignorar.

19 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page