top of page
  • Rita Capelo

A Personalização é o Futuro!


Já ouviram falar na Platforme? A startup portuguesa que está a revolucionar a moda de luxo!

Pois fiquem a saber que esta startup com escritórios no Porto, Guimarães e Londres está a dar cartas no mercado da personalização de artigos de moda de luxo e a abrir as portas à criatividade controlada pelo consumidor final, sendo já referida como o Santo Graal da moda: o de cada pessoa poder usar um produto único.

Não usam agulha ou dedal, apesar de ajudarem a personalizar artigos de moda de luxo, recorrem sim a 0s e 1s para materializar aquela que poderá vir a ser a maior transformação de sempre deste sector.

A portuguesa Platforme é hoje responsável pelo desenvolvimento da tecnologia usada pela Karl Lagerfeld, por exemplo, que permite aos seus clientes atribuírem características estéticas únicas aos sapatos.

karl kustomize

Quem nunca chegou a uma festa ou evento e se deparou com outro convidado que está a usar exactamente o mesmo vestido ou os mesmos sapatos?

Este cenário é impensável para qualquer fashion victim que se preze.

Então a personalização de produtos torna-se o próximo passo lógico. Já o pai da Farfetch defendia que esta seria uma das estratégias a seguir para vingar no mercado da moda de luxo, seja pelo aumento da margem implícita na personalização, seja pela redução do inventário ou mesmo inexistência do mesmo, ou pelo mote que o luxo extremo se foca na projecção de uma identidade pessoal nos bens materiais.

pirâmide holográfica para Harrods by Platforme

Pirâmide holográfica que a Platforme criou para a Harrods, a ser utilizada na loja em Londres e que demonstra em tempo real o resultado da personalização feito num iPad.

Este conceito da personalização não foi invenção da Platforme ou Swear, marcas como Nike ou Pepe Jeans já permitem esta ferramenta, mas ainda com limitações estéticas ou falta de cultura tecnológica. O caminho ainda é longo, mas esta startup está certamente a desbravar caminho, agora com a introdução da modelação 3D, a realidade aumentada ou efeitos holográficos.

E sabem que mais? A Platforme está em crescimento e a contratar!

23 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page