top of page
  • Writer's pictureSandrina Francisco

Imagem nas entrevistas de emprego

Updated: Apr 5, 2020


Na minha última rubrica da Sporting TV, ideia própria, falei dos cuidados a ter quando se vai a uma entrevista de emprego.

Penso que o tema possa interessar muitos de vós, daí o ter trazido para o blog.

Afinal muitos têm as habilitações necessárias para ficar com determinado emprego, mas, na hora da verdade, o empregador opta por outro colega. Muitas vezes a entrevista corre bem, mas nem sempre a imagem do candidato encaixa na imagem pretendida pela entidade patronal.

Vamos juntos rever alguns pontos importantes para que nada falhe e conquiste o emprego dos seus sonhos:

1- PONTUALIDADE

É imprescindível chegar a horas, senão 5 a 10 minutos antes. Verifique com antecedência a morada e como chegar ao destino. Veja onde estacionar, caso vá de carro, ou quais os transportes para a morada em questão. Calcule o tempo que possa demorar e caso chegue muito tempo antes, tome um cafe num espaço próximo.

2 - CV

Leve consigo um Cv impresso, sem nódoas nem dobras, numa pasta.

Para criar um CV mais original e cuidado, pode sempre usar a plataforma Canva.

3 - SIMPATIA e POSTURA

Sorrir conquista e mostra simpatia. Não exagere no entusiasmo mas mostre-se calmo e sorridente. Olhe no olhos do entrevistador, sendo sincero nas suas respostas. Não esconda mãos debaixo da mesa, e controle os tiques nervosos.

Não trate em caso algum o entrevistador por tu (a não ser que ele assim o exija).

4 - ADN

Antes de enviar o CV, e mesmo antes da entrevista, analise o ADN da empresa para onde se candidata. verifique o nível de formalidade, as funções para as quais quer concorrer, o objecto, missão e valores da entidade patronal e obtenha o máximo de informação. Sinta-se preparado.

5 - VESTUÁRIO

Vermelho, logotipos visíveis, frases marcantes, t-shirts estampadas, roupa com desenhos infantis e padrões berrantes estão proibidos Lembre-se da regra Less is More!

Opte por vestuário mais formal clássico, simples e sem cores demasiado fortes.

Se a empresa for formal, os homens deverão vestir fato completo (azul, antracite, cinza ou castanho) com gravata discreta.

As mulheres podem optar por um tailleur (saia ou calça) e um camiseiro.

Para os restantes ambientes, levar roupa em perfeito estado, no tamanho certo, sem grandes acessórios ou artifícios.

Cuidado com a limpeza dos sapatos, as unhas arranjadas (vermelho ou cores neutras), cabelo limpo e arrumado (atenção à caspa) e maquilhagem discreta.

Evite perfumes demasiado fortes, malas demasiado grandes e roupa demasiado decotada ou curta. Cuidado com a transpiração, e a depilação (nos casos femininos).

No final da entrevista agradeça e despeça-se com um forte aperto de mão.


41 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page