Muitas mulheres consideram a base como o principal item da maquilhagem. Uniformiza e disfarça imperfeições. Mas será que sabe escolher a mais adequada ao seu tipo de pele?
Hoje em dia, com tantas opções e texturas de bases que existem, torna-se difícil encontrar a perfeita para a sua pele. Para a ajudar, vamos explicar quais são as diferenças que existem entre elas. Na hora de comprar, avalie a textura, a cor e o grau de cobertura que procura.
Pode ser aplicada com os dedos, esponja, pincel ou beauty blender. Cuidado com a limpeza dos pincel ou da esponja, pois retêm produto e são propícios a desenvolver bactérias, que irritam a pele.
Quanto á cor, experimente a base sempre na linha do maxilar. A cor tem de se fundir com a sua pele e não deixar marca. Se ficar escura, experimenta o tom mais claro, e vice versa.
A Textura pode ser: líquida, em pó, compacta, mousse ou stick.
Base Líquida: É uma base que se espalha facilmente no rosto, sem manchas, e de forma uniforme. Geralmente tem boa cobertura e é a mais natural. É indicada para peles normais e secas. Existem bases liquidas Oil-free para peles oleosas.
Base em Pó: Pela textura do produto, a aplicação é muito fácil, mas não tem durabilidade e cobertura como as liquidas ou cremosas. São indicadas para peles oleosas que queiram ter um visual mais leve.
Base Compacta ou cremosa: Indicada para todos os tipos de pele e tem uma cobertura média a alta. Durante a aplicação utilize uma esponja ou pincel para espalhar em todo o rosto, pois a má aplicação pode deixar a pele manchada.
Base em Mousse: Fácil de aplicar, tem boa cobertura e deixa a pele com um aspecto aveludado. Não recomendada para peles oleosas, pois pode deixar o visual carregado.
Base em Stick ou bastão: Indicada para todos os tipos de pele, mas a sua aplicação não é fácil. No entanto como a cobertura é ótima, podemos utiliza-lá apenas para cobrir áreas especificas, tais como olheiras e borbulhas.
Por fim, no final do dia, retire sempre a base antes de ir dormir.