top of page
  • Writer's pictureSandrina Francisco

Rotina em tempo de Covid

Updated: Apr 5, 2020


O mundo parou. Ligou os 4 piscas e ficou em stand by.

Com o corona virus a nossa realidade mudou. Foi-nos ordenado que ficássemos em casa. Todos.

Num movimento nunca visto, cada um de nós, por respeito, consciência ou até medo, recolheu ao seu lar e tentou reorganizar a sua vida da melhor forma. Não é fácil. Não será fácil. Nesse sentido,venho partilhar convosco algumas dicas para vos ajudar a passar melhor estes longos meses. A mim ajuda-me e cá em casa ainda estamos com a sanidade mental mais ou menos saudável :)

1 - Criar novas rotinas

É importante termos tarefas e horários para não nos sentirmos à deriva. A ausência de objectivos a curto e médio prazo pode assustar-vos e criar um vazio. Daí a importância de fazermos uma lista de tarefas para durante a semana. Temos que deixar também tempo para o lazer. Com tanto tempo livre conseguimos facilmente retomar hobbies, ler, pintar, desenhar, bordar. Escolha uma ou 2 actividades que lhe dão prazer. Tente não passar o dia frente à televisão. Evite ver noticiários o dia todo. Basta escolher um horário de manhã e outro ao fim do dia para se informar das noticias mais recentes.

2 - Estabelecer horários para acordar, para ir dormir e para as refeições. Tentar dormir 8 horas por noite, e comer como deve de ser - pequeno almoço com hidratos de carbono saudáveis (flocos de aveia, pão integral, muesli integral etc), fruta (1 peça de fruta) e 1 bebida vegetal ou leite magro. Eu também gosto de iogurte líquido magro.

Ao almoço dividir o prato com 1/4 de de hidrato, 1/4 de proteína magra e metade de salada ou legumes. Não se esqueça das leguminosas!

Ao jantar não ingerir hidratos de carbono e comer sopa de legumes sem batata.

Tentar fazer lanches entre as refeições: 1 babybel e 1 peça de fruta, ou 1 iogurte ou gelatina com umas nozes ou frutos secos.

E claro beber muita água ou chá. O café e o vinho tinto, em moderação são bem vindos!

Eu por exemplo, todos os dias como um quadrado de chocolate negro ao fim do dia para aliviar a vontade de doces!

Pode criar uma ementa semanal onde planifica as várias refeições para ser mais fácil fazer a lista de produtos a comprar nas poucas saídas ao supermercado.

Procure na sua área de residência quem possa fazer entregas de frutas e hortícolas na sua casa. Se for bio ainda melhor! E assim ajuda o comércio local.

Estou a tomar suplementos para reforçar o meu sistema imunitário: propolis, próbioticos e arandos vermelhos. Como muito alho, fruta com vitamina C, frutos secos, curcuma e outras especiarias.

3 - Arrumações

Casa arrumada, vida arrumada. É uma das minhas máximas de vida. não consigo viver no meio da desarrumação e não me custa "destralhar". Todos os objectos ou roupa que não usa há anos podem ser retirados e doados para quem mais precisa.

4 - Cuidados pessoais

Em casa temos tendência a desleixar-nos! E isso não nos faz nada bem. Diariamente tome um banho quente, cuide do cabelo e da sua pele (hidratação, limpeza, máscara nutritiva), vista-se de forma confortável mas deixe o pijama de lado!

Tente manter a actividade física. Há inúmeras aplicações e aulas online gratuitas. So falta a vontade!

5 - Escolha filmes e séries que sejam felizes / positivas. Não se esqueça que rir é um excelente remédio.

6 - Mantenha a distância social sim,mas não se isole! Hoje em dia inúmeras aplicações aproximam-nos! Todos conhecem o Whatsaap e agora o ZOOM. A usar e abusar!

7 - Ao sair à rua, deixe SEMPRE o calçado na rua, ou de fora da porta no patamar de casa. Evite contacto entre o calçado que leva para fora de casa e os chinelos que tem dentro de casa.

Lave as mãos com frequência, limpe com lixívia as diversas superfícies, e abra as janelas!

Respire fundo! Tudo passa. Nada será como dantes. Temos que aprender a lição, desacelerar, perceber o que podemos retirar de positivo desta experiência. Estamos a passar por um processo doloroso, que irá transformar para sempre mentalidades e comportamentos. O nosso espírito do tempo está em evolução, em mudança e temos que nos ajustar. Temos medo sim, e esse medo é natural. A ansiedade não tira o problema de amanhã. Só tira o seu sono de hoje

Mas se para aprender, tantas mortes estão envolvidas, então preferia nunca aprender...

70 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page