top of page
  • Writer's pictureSandrina Francisco

Maiores de 40


Amanhã festejo os meus 42 anos.

Até custa a acreditar que o tempo voou tão rapidamente e que me fiz adulta tão depressa. Sou sincera, não me sinto de todo com essa idade.

Mudei muito. A idade traz-nos calma e ponderação. O que antes me aborrecia, passa-me hoje ao lado. E aprendi a dizer "não", a fazer o que eu quero para mim, e não o que os outros querem. Talvez se chame a isto amadurecer.

Este ano foi um ano bom. Com altos e baixos, algumas desilusões e stresses que me fizeram desenvolver Vitíligo, uma doença auto-imune sem cura. Não falo sobre isso, pois acredito que quanto mais relativizar a coisa, menos as manchas alastram. Vivo bem com a doença, até porque, pela primeira vez, ser da cor das lulas é uma vantagem: nota-se menos.

Dizem que é provocada pelo stress e pelo sistema nervoso. Ao perceber isso, prometi a mim própria que não iria mais viver a mil a hora, sempre metida em muitas actividades em simultâneo e preocupada com o planeta terra e os outros ao redor! Prometi focar-me no que realmente interessa e me dá prazer, evitando pessoas e situações que não são tão positivas. Se conseguir manter esse foco, sei que serei mais feliz.

Passar os 40 para uma mulher nem sempre é fácil. Lembro-me de, pela primeira vez na vida, ter feito uma valente depressão na data do meu aniversário. Pensei em tudo. Será que vou viver mais 40? Será que vou ficar velha e acabada daqui para a frente? Será que o melhor da vida já passou? Será que....

Decidi viver mais o agora. Aproveitar os minutos com quem amo. E passei a olhar o mundo com mais gratidão. Fiz um caminho longo para aqui chegar, Posso já não ter as medidas que tinha, mais sei que me tornei uma pessoa mais rica em experiências. Viajei, conheci, amei, descobri, aprendi, errei, chorei, estudei, provei, tentei, falhei, cantei, rebolei, até me tornar quem sou hoje.

Aceitei os meus defeitos, as minhas inseguranças, os meus dentes tortos, e tudo o que menos me agrada em mim.

Trabalho em moda e televisão há várias décadas, e passar os 40 fez-me realizar que muitos dos trabalhos que fazia, já não são possíveis. Agora há que passar a minha experiência às mais novas. Tive que interiorizar que tudo tem o seu tempo. Sabe-me bem ensinar.

Optei por não ter filhos (foi uma luta contra a minha família e a sociedade). Ainda hoje muitos me questionam porque não os tive. Simplesmente nunca me apeteceu

Quem os tem talvez tenha mais consciência da sua idade por vê-los crescer. Por isso quando paro e digo a minha idade, até eu própria acho estranho... Já????

A verdade é que o corpo muda, e que temos que ter cuidados redobrados para nos mantermos em forma. Não sou exemplo para ninguém mas esforço-me para me sentir bem. Passei a ter mais cuidado com a minha alimentação e com a minha pele. Juro que estou a motivar-me para fazer exercício, mas ainda não consegui entrar numa rotina satisfatória. Não encontrei ainda a modalidade certa, de certeza. Passei a beber mais água, a incluir drenantes e a dormir pelo menos 8 horas.

Tenho visto muitos blogs e sites, mas quase todos feitos por raparigas novas e acho que há espaço para um blog para maiores de 40. Faz falta um espaço assim!. Concordam? Há blogs de moda, sobre a maternidade (a propósito visitem o blog da Núria Velez - www.nuriavelez.com), sobre a culinária e sei lá quantos temas mais.

E para nós que não seguimos a moda de modo desenfreado, que não colocamos fotos de biquini de meia em meia hora, que engordamos com o ar e que não acordamos com Beach Waves e a pele iluminada?

Andei várias semanas com esta ideia na cabeça. Por um lado apetecia-me meter mãos à obra, mas por outro estava com medo de não ter tempo para mais um projecto. Mas decidi: vou avançar! Convidei a minha Patrícia Ribeiro e BUM! Voilá!

A partir de agora, vamos ter uma nova categoria chamada "Maiores de 40" onde, com a Patrícia Ribeiro e profissionais convidados, vamos dando dicas para que as mulheres com mais de 40 anos se sintam cada vez melhor!

Abordaremos várias temáticas:

- Moda

- Beleza

- Nutrição

- Saúde

- Bem estar.

- Cultura

Queremos que este espaço seja de partilha, de troca, de ideias.

Que os nossos 40 sejam lindos!

NOS PRÓXIMOS POSTS: Vamos revelar o logotipo da rubrica (feito pela nossa Rita Capelo), quais os produtos indispensáveis para cuidar da pele no verão e muito mais! Sigam-nos!

61 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page