Adoro comer. Faço-o por prazer. E o verão acaba por nos proporcionar imensos momentos à volta da mesa, com amigos e família. Passo mais de metade do ano a tentar controlar-me para chegar ao verão com um ar minimamente apresentável, e Pimba!!, meia dúzia de dias a desgraçar-me e recupero tudo num instante. Eu continuo a achar que engordo com o ar! Mas a verdade é que grande parte da culpa é minha, e a outra do raio das hormonas que a partir dos 40 gostam de nos lixar!
No ano passado fui convidada pela LEV para fazer a dieta. Durou 3 meses e perdi 6 quilos. Senti-me muito bem, mas devagarinho recuperei 3. E são esses que eu quero agora perder de novo!
Mas porque é que depois dos 40 nos é tão difícil voltar à forma?
Simples: o nosso metabolismo baixa, logo o que ingerimos passa directamente da boca para as coxas. O nosso organismo precisa de menos para manter as suas funções, e tudo o que ingerimos para além desse número, passa a ser armazenado em forma de gordura. Dramático!!!!
No meu caso tenho um metabolismo de 1850 calorias, o que é demasiado baixo.
O que o Dr. me recomendou para baixar o peso:
1 - Beber muita água (1,5 litros a 2 litros) . Mas não uma água qualquer. Tenho de evitar água da torneira, porque sendo muito baixa em bactérias ( o que é bom), é também muito baixa em minerais (o que é mau).
Preciso de intercalar entre água do Luso (50%) e águas como a De Monchique, Carvalheiros etc.
Podemos beber tisanas e chás (sem açúcar)
2 - De manhã e ao deitar, beber um copo de água morna com meio limão espremido.
3 - Comer de 3 em 3 horas. O corpo precisa de perceber que não o vamos privar de alimentos. Muitas vezes quando queremos emagrecer, achamos que saltar refeições é uma solução. E não! Ao contrário, o corpo acaba por amazenar mais, e acabamos por devorar tudo na próxima refeição.
4- Evitar hidratos ao jantar. Comer proteínas e legumes, em refeições leves e simples para facilitar a digestão.
5 - Privilegiar leguminosas e peixe ou carnes magras, e muitos legumes verdes ESCUROS.
6 - Comer proteína para não perder ainda mais massa muscular.
7 - Nunca omitir o pequeno almoço! Nem que acorde cheia de sono e atrasada!
8 - Há que queimar as calorias a mais. Odeio ginásios!
No meu caso, recomendaram andar pelo menos 40 minutos a pé sempre que posso. Comecei há 3 dias! E não custa assim tanto. Faço-o depois de jantar, quando já esta mais fresco. Ando pelo menos 40 a 50 minutos, em ritmo moderado na esperança de ajudar a drenar e activar a circulação.
9 - Introduzir alimentos que fazem bem e aumentam o metabolismo, como chá verde, canela, gengibre.
10 - Dormir pelo menos 8 horas. O descanso é fundamental para o organismo recuperar e andarmos bem dispostas.
Vamos embarcar juntas neste desafio? Partilhem comigo os vosso resultados! Estou com 56 quilos, e quero baixar para os 53 (o meu peso no qual me sinto bem). Vou vos contando se consigo devagarinho estabilizar nesse número!