top of page
  • Writer's pictureSandrina Francisco

Engordar Com O Ar

Updated: Apr 5, 2020


maiores de 40

Adoro comer. Faço-o por prazer. E o verão acaba por nos proporcionar imensos momentos à volta da mesa, com amigos e família. Passo mais de metade do ano a tentar controlar-me para chegar ao verão com um ar minimamente apresentável, e Pimba!!, meia dúzia de dias a desgraçar-me e recupero tudo num instante. Eu continuo a achar que engordo com o ar! Mas a verdade é que grande parte da culpa é minha, e a outra do raio das hormonas que a partir dos 40 gostam de nos lixar!

No ano passado fui convidada pela LEV para fazer a dieta. Durou 3 meses e perdi 6 quilos. Senti-me muito bem, mas devagarinho recuperei 3. E são esses que eu quero agora perder de novo!

Mas porque é que depois dos 40 nos é tão difícil voltar à forma?

Simples: o nosso metabolismo baixa, logo o que ingerimos passa directamente da boca para as coxas. O nosso organismo precisa de menos para manter as suas funções, e tudo o que ingerimos para além desse número, passa a ser armazenado em forma de gordura. Dramático!!!!

No meu caso tenho um metabolismo de 1850 calorias, o que é demasiado baixo.

O que o Dr. me recomendou para baixar o peso:

1 - Beber muita água (1,5 litros a 2 litros) . Mas não uma água qualquer. Tenho de evitar água da torneira, porque sendo muito baixa em bactérias ( o que é bom), é também muito baixa em minerais (o que é mau).

Preciso de intercalar entre água do Luso (50%) e águas como a De Monchique, Carvalheiros etc.

Podemos beber tisanas e chás (sem açúcar)

2 - De manhã e ao deitar, beber um copo de água morna com meio limão espremido.

3 - Comer de 3 em 3 horas. O corpo precisa de perceber que não o vamos privar de alimentos. Muitas vezes quando queremos emagrecer, achamos que saltar refeições é uma solução. E não! Ao contrário, o corpo acaba por amazenar mais, e acabamos por devorar tudo na próxima refeição.

4- Evitar hidratos ao jantar. Comer proteínas e legumes, em refeições leves e simples para facilitar a digestão.

5 - Privilegiar leguminosas e peixe ou carnes magras, e muitos legumes verdes ESCUROS.

6 - Comer proteína para não perder ainda mais massa muscular.

7 - Nunca omitir o pequeno almoço! Nem que acorde cheia de sono e atrasada!

8 - Há que queimar as calorias a mais. Odeio ginásios!

No meu caso, recomendaram andar pelo menos 40 minutos a pé sempre que posso. Comecei há 3 dias! E não custa assim tanto. Faço-o depois de jantar, quando já esta mais fresco. Ando pelo menos 40 a 50 minutos, em ritmo moderado na esperança de ajudar a drenar e activar a circulação.

9 - Introduzir alimentos que fazem bem e aumentam o metabolismo, como chá verde, canela, gengibre.

10 - Dormir pelo menos 8 horas. O descanso é fundamental para o organismo recuperar e andarmos bem dispostas.

Vamos embarcar juntas neste desafio? Partilhem comigo os vosso resultados! Estou com 56 quilos, e quero baixar para os 53 (o meu peso no qual me sinto bem). Vou vos contando se consigo devagarinho estabilizar nesse número!

97 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page